Ufes 'mostra a cara' na Semana do Conhecimento

Em tempos de ataques, universidade mostrará a milhares de jovens projetos de ensino, pesquisa e extensão

Neste mês de outubro acontece a 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e, junto com ela, a Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) prepara uma jornada de atividades com a Semana do Conhecimento, entre os dias 21 e 25, com programação aberta e gratuita. Serão realizadas mostras de projetos e extensão realizados por meio da universidade, além de apresentação dos cursos de graduação oferecidos pela entidade de ensino superior.

As mostras costumam atrair grande número de crianças e jovens, que encontram oportunidade de ter um contato próximo com a ciência e também de conhecer de perto e pensar nas profissões que mais lhe interessam para tentar vestibular e seguir carreira. No ano passado, segundo a Ufes, só na Mostra de Profissões foram cerca de 13 mil visitantes de mais de 300 escolas públicas e privadas do Estado. O evento acaba sendo uma das principais vitrines anuais para a universidade mostrar sua produção para a comunidade externa e de alguma maneira prestar conta à sociedade do resultado do investimento público no ensino superior.

Além da Mostra de Extensão, a Semana do Conhecimento inclui a Mostra de Ciências, a Jornada de Iniciação Científica e a Jornada de Extensão e Cultura. Em 2019, o evento ganha um grau maior de importância diante dos ataques que o governo federal vem promovendo na tentativa de sufocar o orçamento das entidades federais de ensino superior.

A Mostra de Profissões vai apresentar os cursos oferecidos pela universidade, incluindo visitas às salas de aula e aos laboratórios dos cursos. Para as escolas que querem participar, é necessário realizar inscrições no site do evento. A mostra estará no campus de Alegre em 18 de outubro, nos campi de Goiabeiras e de Maruípe nos dias 24 e 25 de outubro, e no Ceunes em São Mateus em 6 e 7 de novembro.

A Mostra de Ciências é preparada pelo Centro de Ciências Exatas da Ufes e surgiu a partir da Mostra de Física e Astronomia criada em 1997. Na programação haverá rodas de conversa, oficinas, exibições de vídeos, exposições artísticas e científicas e demonstrações de experimentos em áreas como Física, Química, Estatística e Matemática.

A Jornada de Iniciação Científica, que está na sua edição de número 29, apresenta ao público uma exposição com cerca de 950 pôsteres explicativos dos projetos executados pelos pesquisadores iniciantes, que começam as investigações ainda no curso graduação na universidade. Acontecerá em Goiabeiras e Maruípe no dias 23 e 25, em Alegre no dia 25, e em São Mateus em 6 de novembro.

Atividades culturais e de extensão universitária, quando a universidade realiza ações junto à sociedade externa compartilhando o conhecimento acadêmico para fazer projetos em diálogo com as comunidades e seus saberes, serão apresentadas sétima edição da Jornada Integrada de Extensão e Cultura. 

Os visitantes interessados poderão conhecer os aparelhos culturais públicos que funcionam dentro da universidade como o Teatro Universitário, Cine Metrópolis, Biblioteca Central, Museu de Ciências da Vida, Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), entre outros, contando com programação especial durante a semana. Mais informações desta Jornada podem ser encontradas no site da Pró-Reitoria de Extensão (Proex).

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Coletivo Levante da Cultura se organiza no Espírito Santo

Na coluna: trailer de inabitáveis, blog do Grijó, lançamentos Laja Records, restauração do Homero Massena

Educação de Jovens e Adultos de Vitória oferece mais de 2 mil vagas em 2020

Podem se inscrever no EJA jovens moradores da Capital com mais de 15 anos e fundamental incompleto

Projeto realiza tour pela história negra de Vitória

Rota turística Vitória Preta realiza segunda edição no dia 25 de janeiro no Centro da cidade

Filha de catadores conquista bolsa para estudar fora do País

Os locais de destino da estudante estão entre Estados Unidos, Inglaterra e Canadá