Uma viagem pitoresca pelo Espírito Santo em imagens e palavras

Produção coletiva com 300 fotografias, livro 'Expedição Capixaba' será lançado na próxima terça-feira

Fotos: Gabriel Lordello

Quase 300 fotografias fazem parte do livro Expedição Capixaba – Uma Viagem Pitoresca e Fotográfica pelo Espírito Santo, que permite uma bela viagem em imagens pelo Estado, a partir do trabalho conjunto dos fotógrafos Gabriel Lordello e Tadeu Bianconi, contando com textos de Tarcísio Bahia, em português e inglês.

São 264 páginas e 10 capítulos dividindo a obra por temas: Povos; Vilas e Cidades; Arquitetura; Mar, Rios, Baías, Cachoeiras e Lagoas; Matas e Montanhas; Gastronomia; Trabalho; Arte & Cultura; Fé; e Esporte. A maior parte das imagens é fruto dos arquivos construídos ao longo de anos pelo olhar fotográfico de Tadeu e Gabriel, que por diversas vezes se embrenharam para lugares belos e interessantes, mas muitas vezes poucos conhecidos pelos próprios capixabas.

A inspiração do projeto, sugerido por Tarcísio há quatro anos, veio das viagens de expedicionários estrangeiros como Auguste Saint-Hilaire e Victor Frond, que se aventuraram séculos atrás em percorrer o território do Espírito Santo e registrar em textos, pinturas ou fotografias sua cultura, povos, paisagens e morfologia. Era preciso contar ao mundo sobre esse pedaço de terra com tantas belezas e particularidades.

O desafio, então, é mostrar esse Espírito Santo em pleno século 21, buscando representá-lo em sua diversidade, uma de suas marcas principais. Desde o mais evidenciado como o Convento da Penha, a Pedra Azul, a moqueca capixaba, o congo, até outras menos conhecidas, de pequenos povoados, dos jongos, dos quilombos e aldeias indígenas.

Cada capítulo possui também subtemas, explorados pro Tarcísio Bahia como verbetes, que ajudam a entender o Estado para além das imagens, com informações históricas, sociais e culturais que contextualizam o Espírito Santo. 

Ao contrário do expedicionários de séculos atrás, a viagem dos autores foi feita aos poucos, em doses homeopáticas. A trabalho, nas folgas, nas férias, Gabriel, Tadeu e Tarcísio percorreram mais de uma vez todos os municípios do Espírito Santo. O livro é um olhar possível, ainda que limitado sobre o Estado. Eles mesmos tinham muitos mais fotos e informações, que quem sabem podem ficar para uma segunda edição, revista e ampliada, sugere Gabriel Lordello.

A apresentação de Expedição Capixaba – Uma Viagem Pitoresca e Fotográfica pelo Espírito Santo, é feita pelo poeta e historiadora Fernando Achiamé. O projeto é da agência Mosaico Imagem e a edição e lançamento são fruto de uma parceria das capixabas editoras Cousa e Maré.

O lançamento será na próxima terça-feira (3), às 19h, num espaço lounge montado no segundo piso do Shopping Vitória, próximo à loja Riachuelo. O valor do livro deve ser de R$ 150. Estará à venda posteriormente na Mosaico Fotogaleria (Mata da Praia) na loja Artesanato Capixaba (Shopping Vitória), Editora Cousa e Trapiche Gamão (Centro de Vitória) e Jalan Jalan (Praia do Canto)

AGENDA CULTURAL

Lançamento do livro “Expedição Capixaba - uma viagem pitoresca e fotográfica pelo Espírito Santo”

Quando: terça-feira, 3 de dezembro, 19h

Onde: 2º piso do Shopping Vitória, próximo à Riachuelo.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Em 'Resquícios', a natureza é a escultora

Exposição de trabalhos com madeira de Henrique Luiz Custodio estreia sábado (25) no Eliziário Rangel

Domingos Martins realiza 31ª Sommerfest

De 30 de janeiro a 2 de fevereiro, município terá mais de 40 atrações para celebrar cultura germânica

Aldeia Temátika recebe visitas para conhecer cultura Guarani em Aracruz

Trilhas, passeios de barco, gastronomia, artesanato e danças típicas fazem parte das atividades do local

Coletivo Levante da Cultura se organiza no Espírito Santo

Na coluna: trailer de inabitáveis, blog do Grijó, lançamentos Laja Records, restauração do Homero Massena