A pureza e a alegria: construindo Yoga (união) com as crianças

Ah, as crianças...em movimentos graciosos vibram em energia e alegria. Em Shivam Yoga florescem

Ah! As Crianças I
Leves, ingênuas, puras
Em movimentos graciosos
Vibram em energia
E alegria
Aquecendo os corações
Paternos, maternos
Em Shivam Yoga
Florescem

Ah! As Crianças II
Rostinho suaves
Pequeninas palavras
Balbuciando 
“Quero Yoga Professor”
Dançarinas 
Nascendo nos movimentos
Que, de tão leves,
Enaltecem a vida
Em Doçura harmonia

Ah! As Crianças III
A intensidade
A firmeza
A presença
A luz
Definindo caminhos
Tecendo o destino
Alegres ... amorosas
Acariciando a sapiência
Obrigado por suas existências
Em Shivam Yoga 


AULA DE SHIVAM YOGA PARA CRIANÇAS

Uma aula de Shivam Yoga para crianças deve seguir alguns passos voltados para sua pureza e alegria. Assim, a prática precisa de seguir alguns parâmetros que se sintonizem com as vivências do público infantil e isto irá variar com a idade dos alunos presentes.

Dessa forma, podem ser destacados alguns itens que orientarão o Instrutor em sua performance com seu público infantil. Tais itens estão apresentados a seguir.

1 – A aula deve ser mais curta, cerca de 30 minutos.

2 – Faça uma pequena introdução de como o aluno deve se postar ao solo.

2.1 – Sugestão: além de separados, pode-se fazer em dupla ou em círculo.

3 – Entre em uma rápida concentração e em um rápido Puja.

SUGESTÕES

ANGA DHARANA (CONCENTRAÇÃO) E PUJA (TRANSMISSÃO DE ENERGIA)

Vamos iniciar a nossa aula? Então, vamos nos sentar ao solo, ok? Pernas cruzadas. Faça com as mãos um Mudra – Palmas unidas diante do tronco! Concentre-se!

Imagine nuvens de energia na cor azul-celeste vindas do céu (Universo) e chegando até você! Veja-se envolvido em uma nuvem de cor azul–celeste!

Sinta-se leve e tranquilo! Concentrando... Meditando!!!

Agora envolva seus coleguinhas nessa nuvem de luz azul! Todos estão envolvidos nessa nuvem de luz azul e cheios de alegria!
(2 minutos)

PRANAYAMAS – EXERCÍCIOS DE RESPIRAÇÃO

Vamos agora fazer exercícios pra gente respirar e ficarmos cheios de energia e alegria, ok?

1 – Vamos fazer o Sopro do Leão! 

Vocês já viram um leão de verdade? Ele é forte e poderoso! Pois então, vamos rugir como um leão.

Fique agachado. Separe os joelhos, incline o tronco à frente e leve as mãos ao solo. 

Encha os pulmões pelas narinas. Agora esvazie os pulmões pela boca, fazendo o rugido do leão! UUUHH! Force a língua para fora da boca e arregale bem os olhos. 

De novo!

Mais uma vez... outra!!!! Outra!!!

ASANAS –Exercícios corporais

Vamos fazer a posição do cachorro? 

Deite-se com a barriga ao solo. Coloque as mãos ao solo ao lado dos ombros, ponta dos pés no chão.

Eleve o quadril e desça o tronco. Se possível, calcanhares no chão. 

Agora em um só pé! 

Eleve uma perna!

De pé

Vamos imitar uma árvore: coloque um pé sobre a outra perna esquerda e segure as mãos do coleguinha.

Agora, vamos fazer para o outro lado.

Agora vamos imitar uma lua: de pé, braços ao lado do tronco. Eleve o braço e inspire. Expire desça o braço e o tronco para a lateral, fazendo uma lua crescente. 

Agora, vamos fazer para o outro lado.

YOGANIDRA - Relaxamento

Agora vamos descansar e relaxar.

Deite-se com as costas no chão. Separe um pouco os pés e separe um pouco os braços, palmas das mãos viradas para cima. Inspire e expire lentamente pelas narinas. Agora veja como se estivesse flutuando em uma nuvem azul-clara brilhante. Sinta-se leve e relaxado. Muito leve, flutuando pelo céu nesse nuvem de luz azul. Cada vez mais leve e relaxado bem tranquilo, bem calmo.

DHYANA/MANTRAS – Vocalização de sons

Sente-se fazendo a flor de lótus, pernas bem cruzadas e o tronco vertical em relação ao solo. Mãos em Shiva Mudra, dorso de uma das mãos sobre a palma da outra.  Vamos juntos fazer o som do Universo. OM!!!!! OM!!! OM!!!

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