PA Infantil de Alto Laje: população sofre com desassistência durante feriado

Enquanto população não é atendida, prefeitura e médicos discutem de quem é a culpa

A queda de braço entre a Prefeitura de Cariacica e as entidades que representam os médicos continua tendo o Pronto Atendimento (PA) do Trevo de Alto Laje como centro das atenções da disputa. Enquanto ambos os lados trocam acusações sobre de quem é a culpa para o atendimento precário realizado na unidade de saúde, quem sofre é a população, que tem ficado em meio ao fogo cruzado. Nesse sábado (20), mais uma vez o atendimento pediátrico da unidade de saúde ficou paralisado por falta de profissionais.

O discurso da prefeitura, na figura do próprio prefeito Geraldo Luzia Júnior, o Juninho (PPS), é de que a precariedade no atendimento é causado pela falta dos médicos aos postos de trabalho. Segundo a Prefeitura, o município tem mais de 30 pediatras efetivos, mas, mesmo assim, não foi possível, por exemplo, montar a escala para esse sábado (20). Uma mensagem afixada na porta do PA Infantil do Trevo de Alto Laje alertava que o atendimento seria normalizado neste domingo (21), a partir das 7h. Mas há quem alerte de que o PA possa estar novamente com as portas fechadas.

Já na versão do Sindicato dos Médicos do Espírito Santo (Simes), que se manifestou por meio de nota, a Prefeitura de Cariacica tem se utilizado de “muitas mentiras para encobrir a negligência, incompetência e omissão da realidade da saúde pública no município". A entidade sindical solicitou que o Ministério Público Estadual intervenha na Saúde de Cariacica.

Na última quinta-feira (18), o Simes havia emitido uma nota de repúdio contra declarações do prefeito Juninho, que, em entrevista à rede de TV aberta, culpabilizou os médicos pela superlotação e atendimento precário no PA do Trevo de Alto Laje. No dia anterior, pais e responsáveis que procuravam atendimento médico para suas crianças sequer conseguiam entrar na unidade superlotada, e a polícia teve que ser acionada para conter uma possível confusão generalizada diante da nervosismo de quem procurou atendimento. 

Na nota, os representantes do Sindicato dos Médicos alegam que o prefeito expôs uma fala surreal em que culpa apenas os profissionais de saúde. “O prefeito usou seu velho discurso, mentindo para população, com a finalidade de tirar o foco do real problema: a má gestão da Saúde de Cariacica. A verdade é que a maior parte dos problemas é resultado da péssima atuação do prefeito como gestor municipal e não de seus servidores”. E completa: “A verdade é que a gestão municipal nunca ofereceu condições de trabalho e segurança aos profissionais médicos que atuam em suas unidades de saúde”.

Terceirização

A nota da entidade sindical que representa os médicos também criticou o processo de terceirização do PA do Trevo de Alto Laje. “Juninho já deixou claro que seu intuito é o de terceirizar a saúde pública de Cariacica. Mas será que essa atitude vai melhorar a situação? Sabemos que, até agora, nenhum hospital do Estado que passou pelo processo de terceirização teve melhora positiva! Será que o 'prefeito sorriso' irá conseguir tal façanha? Quando Juninho fará o que é, de fato, de sua responsabilidade? Oferecer condições de trabalhos aos profissionais médicos, segurança 24 horas e remuneração digna?... Enquanto o prefeito quer tentar mostrar que as coisas estão sob controle, a população e os servidores clamam por uma saúde de qualidade”. 

O PA do Trevo de Alto Laje segue em processo de terceirização e há denúncias recentes de “cartas marcadas” no processo licitatório conduzido pela gestão do prefeito Juninho (PPS) para entrega da unidade a uma Organização Social (OS), empresa de natureza privada, teoricamente sem fins lucrativos, contratada por estados e municípios para gerenciamento de hospitais e unidades de saúde.

Pronunciamento

O vereador de Cariacica, Professor Elinho (PV), que luta contra o processo de terceirização do PA do Trevo de Alto Laje juntamente com a sociedade civil do município, também fez uma alerta: “PA Infantil fechado neste sábado (20) e com possibilidade de não abrir também amanhã (domingo/21)! Tão grave quando o fechamento do PA foram os bastidores para que isso ocorresse! Na segunda farei um pronunciamento na Câmara a este respeito! Triste e grave mais estes ocorridos na saúde de nossa cidade”.

Em dezembro de 2018, Professor Elinho já havia denunciado o prefeito Juninho e a secretária municipal de Saúde, Elizabeth Pinheiro de Albuquerque, por omissão de socorro a crianças que procuraram o Pronto Atendimento do Trevo de Alto Laje. Na ocasião, a unidade, que deve obrigatoriamente funcionar por 24 horas, permaneceu fechada durante todo o dia e noite. 

Debaixo de um calor de 40 graus, mães, pais e responsáveis pelos menores ficaram aguardando por horas para que o PA do Trevo abrisse suas portas, mas a orientação era para que procurassem unidades em Vitória ou Vila Velha.

Um aviso foi anexado na madrugada do dia 15 de dezembro de 2018, em que os responsáveis pela gerência da unidade informaram que "excepcionalmente, não haveria expediente" e que o atendimento seria normalizado no dia seguinte.  A denúncia foi feita ao chefe da Promotoria de Justiça Cível de Cariacica, em nome do promotor Luiz Flávio Valentim. 

Foi a segunda vez no ano de 2018 em que o PA do Trevo amanheceu de portas fechadas. A primeira foi no dia 11 de agosto, quando o vereador também denunciou o fato ao Ministério Público do Estado (MPES) e ao presidente da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores, César Lucas (PV). 

Leia Também:

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

PA do Trevo é alvo de ação da Defensoria Pública por superlotação

Entidades querem que Juninho crie conselho para fiscalizar contrato de R$ 32 milhões com OS

Novo pedido de intervenção em Cariacica é protocolado no governo e MPF

O vereador Professor Elinho vem denunciando o caos na saúde e os recorrentes problemas no PA do Trevo

Sindicato e vereador pedem intervenção do Estado e do MPES na saúde de Cariacica

Pediatras do PA do Trevo pedem demissão e crianças ficam sem atendimento na unidade que deve funcionar 24h

Vereador cria ‘Calendário do Desconfiômetro’ para cobrar obras em Cariacica

Depois de unidade de saúde de Cariacica-Sede, é denunciado abandono de centro histórico