Hermeto Pascoal será atração no Marien Calixte Jazz Music Festival

Coluna CulturArte: programação do festival, mestres do samba em Vila Velha, residência artística na Europa

Marien Calixte Jazz Music Festival divulga atrações

Foram divulgadas as atrações da primeira edição do Marien Calixte Jazz Music Festival, evento que acontece nos dias 18 e 19 de outubro em Vitória. O grande destaque é o multi-instrumentista Hermeto Pascoal, uma lenda viva da música brasileira, que realizará um show e também um workshop. Além dele, participam o Duo Finlândia (Argentina/Brasil), Malê Big Band (ES), Jonathan Ferr (RJ), Afonso Abreu Trio (ES), Alexandre Borges Quinteto (ES), Tocata Bass (ES), Batida Diferente (ES) e Banda da Polícia Militar (ES). O evento será na Praça Therezinha Grecchi, em Bairro República, com participação gratuita.

Festival Lula Livre com inscrições abertas para artistas

Em sua versão capixaba, o Festival Lula Livre, que já aconteceu em vários lugares do Brasil e do mundo, está com inscrições abertas até este domingo (22) para artistas que queiram participar seja com música, dança, artes plásticas e visuais, literatura ou qualquer outra linguagem. O festival será no dia 5 de outubro, com 13 horas de programação, de 10 às 23h, na Praça Costa Pereira, no Centro de Vitória. Um dos convidados que já confirmou presença é o músico Jonathan Silva (foto), capixaba radicado em São Paulo. A organização é do Comitê Lula Livre Praça Vermelha, que está vendendo rifas para ajudar a custear os custos de estrutura do evento. Mais informações na fan page.

Edital para realização de eventos culturais

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) abriu chamamento via edital público para apoio financeiro a eventos culturais a serem realizados até junho do próximo ano no Espírito Santo. Podem participar organizações da sociedade civil com finalidade cultural para eventos de cultura popular ou eventos temáticos, com prêmios de até R$ 150 mil. O edital completo pode ser encontrado no site da secretaria.

Songbook com músicas capixabas

Uma coletânea de músicas de sucesso no Espírito Santo nos anos 90 vai servir de material didático para estudantes da rede estadual de ensino. O projeto faz parte da iniciativa da ação Música na Rede, parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (Sedu), Faculdade de Música do Espirito Santo (Fames) e Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Será lançado um songbook com arranjos para orquestra sinfônica, banda sinfônica, orquestra de violões e corais. A seleção final das músicas será feita com ajuda do público pelo Instagram da Fames.

Arte na Vila deve mobilizar 20 mil pessoas na Prainha

Em sua sétima edição o Arte na Vila acontece de 23 a 27 de setembro no Parque da Prainha, em Vila Velha. O evento reúne projetos artísticos realizados nas escolas públicas municipais. A programação terá atividades de músico, teatro, circo, filmes, palestras, brincadeiras e outros. Dentro do evento acontecem também o Seminário de Pedagogos do Ensino Fundamental e o Seminário de Alfabetização. A programação completa está disponível aqui.

Mestres do samba em novo espaço de show

A inauguração da Arena Boulevard, novo espaço de eventos no Shopping Boulevard em Vila Velha, será em grande estilo. Nada menos que Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho e Dudu Nobre participarão da primeira edição da festa Resenha do Samba, que acontece dia 23 de novembro no local, com ingressos a partir de R$ 45, à venda no site www.sympla.com.br.

Artistas capixabas fazem residência na Europa

Os artistas Joana Quiroga e Fredone Fone, que compõem o grupo Pêndulo,estão na Europa realizando uma série de atividades e residências artísticas. A primeira aconteceu na Itália, numa pequena e antiga vila que vem sendo afetada pela redução da população local. A residência faz parte de um projeto para fomentar as artes como forma de movimentar a pequena cidade. Depois, o casal seguiu para uma pequena cidade na Sérvia, onde Fredone pintou um mural e Joana uma atividade sobre sua pesquisa relacionada com pães e fermentação. Atualmente, realizam uma residência artística numa pequena cidade da Alemanha, onde apresentam uma instalação para refletir sobre fronteiras e migrações. Fotos e informações de alguns dos projetos do Pêndulo estão na página www.penduloart.com.

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

Centro de Vitória sediará Desfile Moda em Diversidade

Pessoas com câncer, idosos, LGBTs, trans e com deficiência estarão na passarela na Rua Sete

A Piedade quer voltar a sorrir em paz

Acuada pela violência, comunidade teve um dia especial com apresentação artística nesse domingo

Em busca da Capitania Perdida

Liderado por Bernadette Lyra, grupo de artistas viaja para encontrar história esquecida do Espírito Santo

Rock in Doce fará tributo musical ao Rio Doce em Baixo Guandu

Coluna CulturArte: Dead Fish será atração de festival, edital da Secult, cinema brasileiro em cartaz