Curta-metragem infantil capixaba é selecionado para festivais internacionais

Coluna CulturArte traz novidades no Conselho de Cultura, na Academia de Letras e novos discos lançados

Guri selecionado para festivais 

A história de uma criança negra que sofre racismo na escola é o tema do curta-metragem Guri, dirigido por Adriano Monteiro. Gravado na Barra do Jucu, em Vila Velha, a obra está ganhando o Brasil e o mundo nos festivais de cinema. Foi selecionado para os festivais infantis Recria Cine, em Minas Gerais, Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, em Santa Catarina, Phábrika, no Rio de Janeiro, e comKids, em São Paulo, sendo estes dois últimos eventos internacionais.

Novo disco de Ana Muller

Já está no ar nas redes virtuais Incompreensível, disco da cantora Ana Muller. São 11 canções inéditas da jovem artista nascida em Cariacica e que já reúne fãs por todo Brasil, a partir do sucesso feito na internet. Como já havia revelado para esta coluna, é um disco intimista, com letras que falam sobretudo de amor próprio e autoconhecimento. Musicalmente, é marcante a presença dos cellos (violoncelos). Para ouvir? Clique aqui.

Spoiler

Quem também está com disco novo é o Dead Fish, que tocou pela primeira vez no Espírito Santo após o lançamento de Ponto Cego. Foi nesta passada sexta-feira, 14, em Vila Velha. O disco é de letras fortes e enfrentamento direto à onda conservadora e ao governo Bolsonaro e o show não foi diferente. Para quem perdeu, a banda volta em setembro para tocar em Vitória.

Novo acadêmico na Academia de Letras

O poeta e escritor Sérgio Blank é o mais novo integrantes da Academia Espírito-Santense de Letras. No dia 10 de junho, os acadêmicos se reuniram e o elegeram para ocupar a cadeira número 9, que pertencia ao professor Américo Barbosa de Menezes. Entre as obras de Blank estão cinco livros de poesia, uma coletânea e o sucesso infanto-juvenil Safira. No início de 2019, após 23 anos sem publicar material inédito, ele lançou Blue Sutil, obra em prosa.

Conselho Cultura terá novas regras para eleições

Na última reunião do Conselho Estadual de Cultura (CEC) foi aprovada a proposta para as eleições do novo colegiado para os anos de 2019 e 2020. A votação será feita de forma virtual, estando aptos a votar as pessoas físicas e jurídicas cadastradas no site Mapa Cultural ES que tenham atuação na área da cultura. O edital das eleições deve ser lançado em breve.

Secult lança edital de Locomoção

A Secretaria de Estado da Cultura (Secult) lançou nesta semana seu edital anual de locomoção, que busca apoiar a compra de passagens para viagens de artistas, estudiosos e fazedores culturais do Espírito Santo para apresentação de trabalhos artísticos ou espetáculos, eventos culturais, residência artística e cursos de capacitação na área de cultura em outros estados ou países.

Novos prazos são novidade

Até então, as inscrições para o edital de locomoção era feito mês a mês. Este ano, a partir de sugestão de profissionais da área da cultura, as inscrições terão dois prazos: o primeiro de 13 de junho a 8 de julho para quem vai viajar entre agosto e dezembro; e um segundo período de 1 a 30 de agosto para viagens entre outubro e dezembro. O objetivo é que os beneficiados possam procurar passagens com maior antecedência, otimizando o recurso. O valor total disponível é de R$ 109.950. Mais informações no site da secretaria

Comente Aqui
Confirme seu comentário no e-mail em até 48 horas para mantê-lo ativo.
Atenção caros leitores, comentários com link não serão mais aceitos. Evite ser bloqueado.
0 Comentários

Seja o primeiro a comentar.

Matérias Relacionadas

A Piedade quer voltar a sorrir em paz

Acuada pela violência, comunidade teve um dia especial com apresentação artística nesse domingo

Em busca da Capitania Perdida

Liderado por Bernadette Lyra, grupo de artistas viaja para encontrar história esquecida do Espírito Santo

Rock in Doce fará tributo musical ao Rio Doce em Baixo Guandu

Coluna CulturArte: Dead Fish será atração de festival, edital da Secult, cinema brasileiro em cartaz

Com material reciclado, peça de bonecos alerta para preservação dos mares

Espetáculo 'Jubarte - Uma Aventura Oceânica' será apresentado no Cine Teatro Ribalta, em Jardim Camburi